Ao longo de mais de duas décadas de trabalhos em busca da conservação dos mamíferos aquáticos e seus hábitats, a  FMA  tem contribuído para a geração de conhecimentos e inovações técnicas, abrangendo temas sobre manejo, medicina da conservação, monitoramento ambiental e áreas correlatas. Assim, a criação do Núcleo de Pesquisa e Conhecimento (NUPESC) trouxe maior visibilidade à um dos principais pilares da instituição: o fomento e estímulo à investigação científica, contribuindo para a ampliação de seu compromisso com a conservação socioambiental.

O intuito do NUPESC é  ampliar a divulgação dos conhecimento gerado para a sociedade, e de auxiliar o desenvolvimento institucional quanto ao planejamento, gestão e cooperação nas atividades voltadas à investigação científica. Por isso, a responsabilidade de intermediar o relacionamento da FMA com pesquisador(es), estagiário(s) e interessados em executar iniciação científica, bem como na implantação de potenciais convênio(s) com instituições de ensino superior e laboratório(s).

O desenvolvimento e incentivo de pesquisas científicas nas diversas áreas de atuação da Fundação que precisem deste estreitamento, são elas:

a) Programa Viva o Peixe-Boi Marinho:

    
Foto: Acervo FMA                               Foto: Acervo FMA                               Foto: Acervo FMA                                Foto: Acervo FMA
Visite o site do PVPBM: www.vivaopeixeboimarinho.org 

b) Programa Intercâmbio do Conhecimento:

  
Foto: Acervo FMA                               Foto: Acervo FMA                    

c) Processamento de Dados:


Foto: Acervo FMA                               

d) Curadoria:

  
Foto: Acervo FMA                               Foto: Acervo FMA                               Foto: Acervo FMA                   

e) Investigação Científica:

 
Foto: Acervo FMA                               Foto: Acervo FMA                    

f) Aperfeiçoamento e capacitação:

  
Foto: Acervo FMA                               Foto: Acervo FMA